
Por colocar em foco um drama familiar, os mais pessimistas podem concluir que a intenção é demonstrar a família como uma instituição falida e desgastada, ledo engano. A família é colocada aqui, como uma metáfora da sociedade, pessoas que de alguma maneira devem coexistir, devido a convenções sociais ou mesmo infelizes necessidades, mas apenas se suportam. Cada personagem apresenta seu drama próprio e todos são fundamentais na obra. A mãe (Darlena Glória) que busca no álcool a fuga de uma vida infeliz, demonstrando também, por vezes, uma relação insestuosa com o filho Caio (Leonardo Medeiros), personagem condutor da trama, dono de um ferro velho no interior, que volta a cidade para rever a família e os amigos noa noite de natal. Tal contato nos revela o quanto Caio levava uma vida desregrada no passado, buscando no presente, a remição consigo mesmo. Caio apresenta um claro conflito com o pai (Lúcio Mauro), o qual relaciona-se com uma pessoa mais nova, de maneira a buscar uma reafirmação pessoal, mas sem dar muita importância a essa relação, demonstrando ainda uma forte aversão à ex-mulher. Há ainda, os dois irmãos de Caio e suas respectivas famílias, compostas por suas esposas e filhos, dando mais força aos conflitos interpessoais desenvolvidos ao longo dos 100 minutos de projeção.

*Texto dedicado a Dario Façanha.
Salma Nogueira.
Dedicado pra mim? Como assim? Pô obrigado.
ResponderExcluirConcordo com as relações feitas com outros diretores e acrescento mais uma: a influência da obra de John Cassavetes, o que, aliás, é assumido sem constrangimento pelo próprio S. Mello.
Sim, dedicado pra ti... foi por tua causa que vi esse filme, pq disseste que era melhor que "O Cheiro do Ralo", o que eu sinceramente, discordo!
ResponderExcluirNunca vi nenhum filme do Cassavetes e também não vi nada do Selton Mello falando sobre o "Feliz Natal"... mas obrigada pelo complemento e pelas dicas, Dario! XD
Vocês tem que ver os clipes que o Selton já dirigiu que foram do Ira!, do Nasi e da Anna Cañas. Alem de seu novo longa onde ele drigi e atua chamado "Palhaço"
ResponderExcluirSalma, obrigada pela visita e deixei uma resposta no seu comentário. Já virei sua seguidora porque adoro cinema. Um abraço. Nidia
ResponderExcluir